sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

RN tem 2 notas mil na redação do ENEM

O Enem 2022 registrou um dado significativo para a região Nordeste. Dos 19 estudantes que conquistaram a nota máxima na redação do exame, dez são nordestinos e dois desses estão no Rio Grande do Norte. Os dados foram confirmados nesta quinta (9), através do Portal Nacional da Educação (PNE). Ao todo, mais de 3 milhões de estudantes se inscreveram para as versões impressa e digital do exame. Um dos potiguares agraciados com a nota máxima foi a estudante Eduarda Braz, de Natal.

Eduarda, ou "Duda", como é conhecida, tem 17 anos e é aluna do Colégio Salesiano. Ela afirma que enfrentou uma longa e cansativa rotina de preparação para o ENEM durante o ano passado. Ela disse que houve dias em que chegou a virar noites inteiras apenas para estudar. "Eu me cobro bastante e dizia para mim 'você precisa estudar'. Quando eu vi a nota, fiquei em choque. Sou manteiga derretida e chorei", comentou.

A nota máxima no exame mais importante para o acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas do Brasil foi uma real surpresa para estudante. Eduarda viu a nota durante o fim da noite dessa quarta-feira e após conferir o resultado, correu para acordar o pai para que comemorassem juntos. "A verdade é que ainda não caiu a ficha. Quando eu o chamei e falei a minha nota, ele disse 'pelo menos você me acordou por um bom motivo", afirmou aos risos.

Eduarda Braz pretende ingressar no curso de Psicologia, acredita que o apoio e a confiança são fundamentais para conseguir um bom desempenho da prova. Para encoraja-la, suas amigas fizeram um compilado em vídeo com todas as vezes que ela disse que não conseguiria. Mostraram que ela deve continuar acreditando em si mesma.

"O maior aprendizado que eu tive com essa nota é que eu sou capaz. O ideal é manter a calma, cuidar da saúde mental, fazer o seu melhor e manter pessoas boas por perto, que te motivam e te colocam pra cima".

Outro exemplo de superação é o alunoVictor Ramos, do CEI Romualdo Galvão. Em 2021, o estudante conta que não tinha o desempenho satisfatório para cursar a faculdade dos seus sonhos, que é Direito. Por isso, se tornou monitor de redação durante o ultimo ano de ensino médio para melhorar suas notas. “Toda semana tentava fazer uma redação por semana, no mínimo”, relata. Foi monitor também nas disciplinas de história, filosofia e sociologia. Nesse tempo, se interessou mais pela leitura.

Ele conta que quanto mais praticava, mais a nota se concretizava em outros textos que escreveu ao longo do ano. Assim, o resultado não foi surpresa, mas consequência. “Não foi surpresa quando chegou a nota do Enem. Eu estou muito satisfeito”, finaliza. A estratégia deu resultado. Este ano, Victor conseguiu 960 na redação do Enem e conta que agora quer aplicar a nota na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Enem é a principal porta para universidades

O Exame Nacional de Ensino Médio é a prinicipal porta de acesso ao ensino superior nas instituições públicas e privadas do País através de programas como de ingresso, financiamento e bolsas SISU, ProUni e Fies. Criado em 1998 para avaliar o desempenho das instituições de ensino médio no Brasil, se tornou válido para ingresso em universidades cerca de 20 anos depois.

Confira
Até o fechamento desta edição, o RN é o terceiro estado com o maior número de notas máximas, atrás do Rio de Janeiro (4) e Ceará (3)

Rio Grande do Norte: 02
Pernambuco: 01
Alagoas: 01
São Paulo: 01
Ceará: 03
Piauí: 01
Minas Gerais: 01
Bahia: 01
Rio Grande do Sul: 01
Rio de Janeiro: 04
Distrito Federal: 01
Paraiba: 01
Pará: 01

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Academia Mossoroense de Cordel comemora dez anos de fundação neste domingo

A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) comemorará nesta segunda-feira (16), seus dez anos de existência, que transcorre neste...