Os deputados aprovaram hoje (6), finalmente, a mensagem governamental que implanta o piso salarial de professores e especialistas da educação da rede estadual. A aprovação ocorreu por meio de acordo do colegiado de líderes da Assembleia Legislativa, que dispensou a tramitação da matéria que atualiza o piso do magistério de 14,95% e irá alcançar os profissionais da ativa, aposentados e pensionistas.
De acordo com o projeto, o reajuste é retroativo a 1o de janeiro deste ano e será implantado de forma parcelada, junto com os salários de maio, novembro e dezembro. O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, afirmou na semana passada, em entrevista ao Jornal das 6, que o piso deve ser pago assim que aprovado, com uma folha de pagamento extra.
Durante a discussão do projeto, o líder do governo na Legislativo, deputado Francisco do PT, afirmou que é um reconhecimento à luta da categoria: “O governo da professora Fátima respeita a integralidade, a paridade e a linearidade, por isso há o diálogo e destaco o importante papel de articulação do presidente desta Casa, deputado Ezequiel Ferreira”, afirmou.
De iniciativa da deputada Cristiane Dantas (SDD), foram aprovados quatro projetos: o que institui o dia 28 de fevereiro como o Dia Estadual das Doenças Raras; o que assegura às mulheres mastectomizadas do RN assistência psicológica visando a prevenção e redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico de retirada parcial ou total das mamas; o que institui o uso do “Cordão de Girassol” como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência oculta e o projeto que define percentual mínimo de participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista em que o estado detenha capital social com direito a voto.
A deputada Isolda Dantas (PT) teve três projetos aprovados hoje: o que institui o Programa de Incentivo de Crédito à Mulher; o que dispõe sobre a reserva de vaga de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadores de serviço junto ao governo do RN e o que dispõe sobre os Núcleos de Observação de Violência nas escolas públicas e privadas do RN.
Outro projeto aprovado durante a sessão plenária tem iniciativa do deputado Neilton Diógenes (PL) e considera a festividade de São João Batista, padroeiro de Apodi, patrimônio imaterial e cultural do RN. Da deputada Terezinha Maia foi aprovado o projeto que propõe uma homenagem, através de sessão solene, aos 33 anos do Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA).
*Jair Sampaio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Academia Mossoroense de Cordel comemora dez anos de fundação neste domingo
A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) comemorará nesta segunda-feira (16), seus dez anos de existência, que transcorre neste...
-
A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) comemorará nesta segunda-feira (16), seus dez anos de existência, que transcorre neste...
-
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará, às 10h do dia 27 de outubro, uma sexta-feira, A idade do Brasil - os re...
-
Lançado em fevereiro de 2023, “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil” é um estudo inédito do Fundo das N...
Nenhum comentário:
Postar um comentário