domingo, 6 de agosto de 2023

IFRN CAMPUS APODI: Em edição histórica, Semadec encerra em clima de São João

Com grande satisfação que o Campus Apodi do IFRN encerra, em edição histórica, a Semana Artística, Desportiva e Cultural. Com o objetivo de promover a educação integral de nossos educandos, o evento foi um verdadeiro sucesso de participação e público

Ao longo dos dias da VI SEMADEC, foi testemunhado o entusiasmo e a participação ativa de estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade acadêmica que atenderam a missão de estimular a prática desportiva e artístico-cultural com fins educativos.

Por meio da VI SEMADEC, busca-se incentivar a descoberta do potencial de cada aluno, promovendo o respeito mútuo, a autoconfiança e a valorização do trabalho em equipe. Com uma abordagem educativa que compreende o esporte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento integral dos indivíduos, acreditamos estar contribuindo para a construção de cidadãos conscientes e participativos.

A sexta edição foi recorde em participação, nas atividades em geral foram mais de 574 inscritos; na corrida rústica obtivemos 259 inscritos. O número do público externo credenciado, foi mais de 550. Em relação às atividades oferecidas, artístico-culturais e esportivas, somam-se 26 atividades.

O evento foi finalizado com a décima edição do Arraiá Só do Bom, o qual teve em sua programação o concurso de esquetes juninas, barracas, premiação e forró com a banda Fulô do Sertão. O Curso técnico integrado em agropecuária foi consagrado o campeão geral da competição.
Acesse nosso álbum de fotos da competição:

ÁLBUM DE FOTOS

sábado, 5 de agosto de 2023

ENSINO: IFRN é destaque na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), acontecerá a fase final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, a ONHB.

A edição deste ano teve início em maio e, para a etapa final, contará com 20 equipes do Rio Grande do Norte, sendo nove delas do Campus Pau dos Ferros do IFRN.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de graduação e pós-graduação. O evento é organizado anualmente pela Unicamp, e é destinado a alunos de escolas públicas e particulares.

Participação

A participação ocorre em equipes formadas por um professor de História e três

alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Com mais de 30 mil equipes inscritas de todo o Brasil, a ONHB é conhecida por sua concorrência acirrada.

No IFRN, o projeto foi coordenado por Lucas Chnaiderman e Gabriel Oliveira, professores de História do Campus Pau dos Ferros, que conduziram as equipes em cada uma das fases. Antes do início das fases online, foi realizada uma preparação cuidadosa para que os alunos estivessem prontos para enfrentar as provas.

Etapas

A Olimpíada possui seis fases online que foram realizadas entre maio e junho deste ano. Cada etapa tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas.

O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

Fase final

A última fase, chamada de Final, acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto, na própria Unicamp, em Campinas. E o Campus Pau dos Ferros se destacou, levando nove equipes para essa fase decisiva. Sendo a instituição do estado que mais enviará equipes para a fase final da competição.

Além disso, o Campus comemora duas equipes que obtiveram pontuações de excelência, sendo uma delas classificada entre as cinco melhores equipes de escola pública do país, e outra consagrada como a melhor equipe do Rio Grande do Norte.

Os alunos e professores de história do Campus Pau dos Ferros do IFRN expressam sua gratidão a toda a direção e reitoria por todo o apoio fornecido, tornando possível esse desempenho extraordinário em uma competição nacional extremamente desafiadora. O alto oeste potiguar pode se orgulhar da excelência demonstrada por seus estudantes, e a participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil é mais uma prova disso.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

PARAÍBA: GOVERNO ANUNCIA CONCURSO DA CAGEPA COM 73 VAGAS

O governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou nesta quinta-feira (3) que um concurso para a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai ser realizado, com cerca de 73 vagas para diversas áreas.

Segundo o governador, pelo menos sete áreas dentro da Cagepa vão receber novos funcionários a partir da seleção no concurso, divididas entre técnicos e engenheiros.
Veja abaixo.
  • Técnico em saneamento;
  • Técnico em eletrotécnica;
  • Técnico em eletrônica;
  • Técnico em informática;
  • Engenheiro civil;
  • Engenheiro mecânico;
  • Engenheiro ambiental.
Não foram revelados detalhes sobre as datas de lançamento do edital do certame, nem da realização das provas.

*Do G1 PB

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

TRT institui Comissão do Concurso dos Servidores 2023

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Eridson Medeiros, instituiu a Comissão do Concurso dos Servidores 2023, tendo como presidente o desembargador Carlos Newton de Souza Pinto, e, como suplente, o desembargador Bento Herculano Duarte Neto.
Integram, ainda, a comissão: a juíza Marcella Alves de Vilar e os servidores Priscilla Soares de Lima Gatto, Tiago Lima Rodrigues, Iomar Ribeiro de Freitas Junior e Juliana Katherine Rêgo Gomes Feitor.
Compete à comissão, entre outros pontos, validar as seguintes providências adotadas pela equipe do projeto: .consulta preliminar de preços a entidades organizadoras do concurso público quanto ao interesse na organização do certame com realização de provas na segunda quinzena de dezembro; os requisitos técnicos desejáveis para habilitação de entidade organizadora do certame; os tipos de provas e conteúdos programáticos; o cronograma do certame.

*Saulo Vale

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

RN: CAERN ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO COM PREVISÃO DE 33 VAGAS IMEDIATAS

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou nesta sexta-feira (4) que o governo do Estado autorizou a realização de um concurso público para preenchimento de vagas no órgão.
Segundo a companhia, o certame vai acontecer ainda neste segundo semestre de 2023.
A previsão, de acordo com a Caern, é que sejam abertas 33 vagas para contratação imediata, além de formação de cadastro de reserva. Serão vagas para cargos de nível superior e técnico.
Os aprovados vão ocupar vagas regionalizadas, que vão contemplar o litoral (chamada de Região 1 pela companhia), o Sertão Central e Seridó (Região 2), e o Oeste e Alto Oeste (Região 3).
A Caern informou que, a partir desta autorização do governo, vai avançar na contratação da banca para o certame e que o edital completo, com detalhes do concurso, será divulgado em breve.

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Ministro da Educação virá ao RN para anunciar ações de fortalecimento do ensino e aprendizagem

O ministro da Educação, Camilo Santana, virá ao Rio Grande do Norte (RN) para anunciar ações no fortalecimento da educação no Estado, especialmente na melhoria das condições de ensino e aprendizagem para os estudantes. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra na tarde desta segunda-feira (31), logo após agenda com o gestor em Brasília/DF.
“Na segunda quinzena de agosto, o ministro estará cumprindo agenda em Natal. Vamos fazer um grande ato para oficializar no Rio Grande do Norte o programa Criança Alfabetizada, o novo programa da política de democratização do ensino integral e a repactuação de obras”, afirmou a chefe do executivo estadual.

Ao lado da governadora, o ministro Camilo Santana reforçou o compromisso assumido na audiência. “Vamos ao Rio Grande do Norte fazer esse anúncio, esse ato junto com os prefeitos e prefeitas, para lançar três importantes programas. Um é a retomada de todas as obras que estavam paralisadas ou inacabadas. O outro é a Escola em Tempo Integral, talvez um dos mais importantes para o país, que o Ministério está coordenando, mas que é fundamental a liderança da governadora, dos Estados. E também vamos oficializar no compromisso com a Criança Alfabetizada”.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, busca garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos, afetadas pela pandemia.

Já a criação do Programa Escola em Tempo Integral representa uma retomada da política nacional para ampliação de matrículas no ensino em tempo integral. A nova legislação, sancionada hoje pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia que contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, regulamenta o repasse de recursos e de assistência técnica da União para estados, Distrito Federal e municípios. A iniciativa é destinada a ampliar o número de vagas nessa modalidade de ensino, que prevê uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias, ou 35 horas semanais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão investidos R$ 4 bilhões no programa, que tem a meta de criar, até o ano de 2026, 3,6 milhões de novas vagas, sendo 1 milhão de novas matrículas logo na primeira etapa.

Na audiência em Brasília, a governadora esteve acompanhada da secretária estadual de Educação, Socorro Batista, que destacou a importância também da pauta de retomada das obras, algumas paralisadas há mais de dez anos, e do esforço que o governo fará para envolver os gestores municipais de todo o Estado.

“Todos os prefeitos e prefeitas serão convidados, até porque todos esses municípios têm algum tipo de obra paralisada e o governo federal assumiu o compromisso de retomar essas obras para que possamos dar melhores condições de ensino e aprendizagem aos nossos alunos”, pontuou a secretária.

Socorro destacou também a pauta da reposição dos ônibus escolares que foram destruídos em ações criminosas durante o mês de março deste ano. “O ministro se comprometeu de que até novembro nós teremos os ônibus de volta para os municípios que foram afetados naquele momento difícil”.

A aquisição dos ônibus integra o Programa Caminho da Escola, criado em 2007, que visa assegurar o acesso e a permanência dos estudantes de escolas públicas, prioritariamente residentes em áreas rurais e ribeirinhas. O programa oferece veículos adaptados para o tráfego nessas regiões, visando a segurança e qualidade do transporte escolar para a participação em atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico da escola e realizadas fora do ambiente escolar.

Além dos já citados, participaram da audiência a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba; o secretário executivo adjunto do MEC, Leonardo Barchini; o secretário de Educação Profissional do MEC, Getúlio Marques; a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt e o assessor especial de assuntos parlamentares e federativos do MEC, Leo de Brito, e a assessora Técnica e de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação do RN, Catarine César de Araújo.

Academia Mossoroense de Cordel comemora dez anos de fundação neste domingo

A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) comemorará nesta segunda-feira (16), seus dez anos de existência, que transcorre neste...